16 de setembro de 2009

Curiosidades sobre Futebol

* Cerca de 51 mil pessoas poderiam ficar de pé num campo de futebol.

* Um chute forte, de 90 km/h, percorre os 11 metros entre a marca do pênalti e o goleiro em 440 milésimos de segundo.

* Durante uma partida, um jogador corre de 10 a 13 quilômetros. Em 1970, essa marca variava de 5 a 7 quilômetros.

* Depois de cabeceada, a bola viaja a uma velocidade de 50 a 60 km/h.

* O gol mede 7,32 x 2,44 metros.

* Em 1878, 16 anos antes de Charles Miller introduzir oficialmente o futebol no Brasil, ocorreu uma famosa partida, disputada no Rio de Janeiro, em frente à residência da princesa Isabel, entre as ruas do Roso e do Paissandu. Em seu dia de folga, os marinheiros britânicos do navio Criméia realizaram uma animada peleja, com a autorização da princesa.

* Bicho, no futebol, começou a ser usado em 1923. Trata-se da gratificação dada aos jogadores de um time por uma vitória ou um empate numa partida.

* O primeiro jogo de futebol com transmissão colorida no Brasil foi um 0 X 0 de um amistoso entre uma seleção de Caxias do Sul e o Grêmio. Disputado no dia 19 de fevereiro de 1972, era parte da programação da Festa da Uva da cidade. Essa experiência da TV Difusora de Porto Alegre foi retransmitida pelas TVs Rio, do Rio de Janeiro e de Brasília, e pela TV Record, de São Paulo.

Bônus:

A história do futebol

Por volta de 4500 a.C., existia um jogo disputado no Japão parecido com o moderno futebol. Seu nome era Kemari e a bola era feita de fibras de bambu.

Mas um jogo disputado na China, no ano 2500 a.C., é considerado o tataravô do futebol. O imperador Huang Tse criou uma maneira de treinar seus soldados. Eles precisavam chutar uma pelota de couro entre 2 estacas cravadas no chão. Outro jogo bastante parecido, o epyskiros, era praticado em Esparta no século I a.C. por equipes de 15 atletas. Chutavam uma bexiga de boi cheia de areia. Ao iniciar a Era Cristã, Roma apresentou um jogo similar chamado harpastum.

Na Idade Média, na Itália, o giogo del calcio reunia equipes formadas por 27 jogadores. O gol era marcado quando a bola passava por cima de 2 postes. Na segunda metade do século XVII, ingleses refugiados na Itália, partidários do rei Carlos II, levaram o calcio para a Inglaterra, quando seu soberano foi restaurado no trono.

0 comentários: