27 de setembro de 2009

Curiosidades sobre Sorvetes

* O país que mais toma sorvete no mundo é a Nova Zelândia: cada habitante saboreia em média 26,30 litros de sorvete por ano. Os EUA aparecem em seguida, com 22,50 litros, seguidos pelos canadenses e seus 17,80 litros. O Brasil ocupa o 11º lugar no ranking: 4,74 litros por ano. Explicação: o brasileiro considera o sorvete uma "sobremesa de verão", consumindo pouco o produto em outras épocas do ano.

* Uma sorveteria carioca oferece sorvete sabor "capuchinha" durante a primavera. A flor comestível é misturada a um creme inglês adoçado com mel e incrementado com gergelim preto. Outros sabores "florais" servidos em restaurantes paulistanos: sorvete de rosas, água de flor-de-laranjeira, pimenta-rosa de jabuticaba com lavanda, jasmim e lichia com rosas.

* Em março de 2008, o deputado Vic Pires (DEM-PA) distribuiu sorvete de tapioca aos integrantes da CPI que investigavam irregularidades no uso dos cartões corporativos do governo. O gesto fez alusão ao ministro Orlando Silva (Esportes), que usou o cartão em uma tapiocaria de Brasília.

* A rede de fast-food McDonald’s decidiu mudar o copinho de sorvete McFlurry depois que ambientalistas alertaram que os ouriços, atraídos pelo sorvete, enfiavam a cabeça dentro das embalagens abandonadas e morriam sufocados. É que "a parte de cima dos copinhos tem um buraco do tamanho exato da cabeça do ouriço". O caso aconteceu na França (2008) e na Inglaterra (2006).

* O sorvete mais caro do mundo foi servido por um restaurante de Nova York pela bagatela de US$ 25 mil em 2007. A receita contava com 5 gramas de ouro comestível de 23 quilates.

* O americano Robert McDonald construiu um barco em estilo viking de 15 metros de comprimento usando 15 milhões de palitos de sorvete usados.

* Caviar virou sorvete na França. Custando em torno de 120 euros, a sobremesa contém 60% de caviar puro e demora 6 meses para ficar pronta.

* A banana split surgiu nos EUA, em 1904. David Evans Strickler, um aprendiz de farmacêutico de 23 anos, teve a idéia de cortar a banana no meio e colocar três bolas de sorvete por cima. Tipicamente americana, a sobremesa geralmente é feita com sorvetes sabor creme, chocolate e morango e é servida em uma travessa em forma de barco.

* Ouch! Quem nunca experimentou uma dor fulminante na cabeça ao tomar um sorvete muito rápido? De acordo com neurologistas, quando uma substância gelada toca o céu da boca, há uma súbita contração, seguida de uma dilatação dos vasos sangüíneos do interior da cabeça. A sensação de desconforto, descrita como uma "pontada muito forte", dura em média 30 segundos, pode ser acompanhada de tontura e é mais comum em dias quentes. A solução? Ir com menos sede ao pote (ou à casquinha). Quando ingeridas com calma, as delícias geladas não causam reações estranhas no corpo.

0 comentários: